Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/euquerosurfar/www/wp-content/plugins/scarcitysamurai/models/class-scarcity-samurai-banner.php on line 253
Os 5 erros mais comuns de quem está começando a surfar -

Os 5 erros mais comuns de quem está começando a surfar

Os  5 erros mais comuns de quem está começando a surfar

Depois de 40 anos surfando praticamente continuamente, acredito que esses 5 pontos( dicas) podem te ajudar  se você está começando nesse esporte. Se você chegou até aqui, é porque tem algum interesse ou desejo de surfar. As escolas de surf dificilmente irão te ensinar isso. Até porque o dia a dia a maioria foca muito em apenas te ensinar a ficar em pé na prancha.Saiba que apesar de ser relativamente simples, o surf requer muita dedicação e horas de treino.

É um esporte de alto poder de atividade cardio vascular.

Isso irá te ajudar ao longo de sua vida em tudo que for fazer. Desde subir uma escada até as noitadas que você tiver e quando chegar aos 50 irá sentir muita diferença no seu desempenho.

Seus amigos de colégio muitas vezes vão estar com uma barriga grande e seu desempenho em tudo que fizer será afetado. Mas independentemente da idade que estiver começando a surfar, saiba que irá sentir uma enorme diferença de performance no seu dia a dia. O treinamento ” Eu quero surfar ”  ensina muitas coisas  do dia a dia de quem deseja surfar. São informações extremamente válidas para quem deseja aprender a surfar. Não se trata apenas de subir na prancha. São informações práticas e um modelo de ensino onde antes de ir a praia você saberá e terá muito mais informação do que teria com anos de surf. 

Então vamos lá …Quais os 5 erros mais comuns de quem está começando a surfar:

Erro # 1- Respiração  

Como assim?  Para muitos respirar perto da água é um pesadelo. Imagine trocar a respiração na superfície  e não respirar embaixo da água? Lembro bem quando criança do esforço que fazia na natação para não respirar com a boca em determinadas situações. Preste atenção como você respira e fique consciente de seu tempo, da forma e como reage em determinadas situações. A adequação de sua respiração ao surf irá lhe proporcionar muitos momentos de prazer. Do contrário irá lhe dar muita dor de cabeça.Outro ponto importante é saber manter os olhos fechados embaixo da água no momento certo e ter a capacidade de não ficar desorientado.Isso requer algum treino principalmente se você estiver numa situação de inciante no esporte.

 

respiração-euquerosurfar

 

 

Erro # 2-Equipamento 

Outro grande erro para iniciantes é a escolha do equipamento. E aí vai desde a prancha , cordinha e até a parafina. Escolher o equipamento de forma correta irá lhe dar mais prazer na hora de desfrutar as ondas.Muitas vezes  escolha de uma prancha inadequada irá fazer que você reme muito mais para pegar a mesma quantidade de ondas. Ou simplesmente não pegar. Por isso é sempre bom começar com uma prancha maior e ir diminuindo de acordo com sua performance.

pranchas

Erro # 3-Subestimar o mar  

Nunca, nunca mesmo subestime o poder do oceano. É uma luta desigual. O excesso de confiança pode lhe trazer consequências desagradáveis.

Perceber seu limite físico e principalmente emocional é o caminho para um surf seguro e tranquilo.

A gestão dos dois dará a você a percepção clara até onde você consegue ir. Vá com calma. Afinal você não precisa mostrar pra ninguém que é o senhor dos mares.

euquero surfar

  Foto: Ray Collins

Erro # 4-Remada

A remanda é outro fator crítico. Saber remar corretamente pode ser a diferença de você pegar ou não boas ondas. Existem várias técnicas para você remar de forma correta. A remada correta irá evitar além de dores desnecessárias, mais explosão na hora de entrar na onda.

 

Erro # 5-Posicionamento  

Outro erro muito comum de quem está começando é não saber se posicionar para pegar uma onda. Muitas vezes essa posição irá definir uma onda boa ou mal surfada 

12670934_10204117158889354_4607967724806497847_n

Neste caso acima, meu amigo Bruno mesmo com toda a experiência que tem tomou um belo caldo e foi nos corais.Mesmo estando bem posicionado a entrada atrasado fez com que o lip da onda derrubasse ele. Foto do arquivo pessoal de Bruno Alves.

 

Se quer aprender como surfar e dicas para não perder tempo e levar ondas na cabeça, considere fazer o treinamento Eu Quero Surfar.

Se você ja tentou surfar e não conseguiu, deixe suas dúvidas, seus comentários. Será um prazer poder te ajudar. Aloha 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *