Qual o tipo ideal de pranchas de surf ?

Quem deseja começar a surfar tem dúvidas sempre no tamanho da prancha. Qual a ideal? Qual a melhor opção pra começar ? Segue aqui algumas dicas pra não errar na escolha.Confere aí!

Se você é iniciante na prática do surf, a prancha deve ser maior, mais larga e mais espessa ( ou seja o volume dela), pois assim a estabilidade fica maior, além de ser mais fácil na hora de remar, levantar e até mesmo dropar (descer) a onda.

Todas as pranchas de surf são medidas em “pés” e “polegadas”.
1 PÉ = 30,48 CM = 12 POLEGADAS
1 POLEGADA = 2,54 CM

O peso também é um fator importante, por isso sempre considere escolher uma prancha que suporte um peso maior que o seu, gerando melhor flutuação e facilitando a estabilidade em cima da prancha.

Conheça agora os tipos de prancha de surf mais famosos e usados:

Longboard: São as famosas pranchas grandes, com tamanho a partir de 9”. Eram as mais usadas até a década de 70. São boas para iniciantes, sendo também usadas por profissionais, principalmente os das antigas e os experientes. Funcionam bem em ondas mais longas e  sem muita parede. Permite ao surfista andar e se deslocar na prancha conforme a onda e de acordo com sua experiência.

longboards euquerosurfar

Gun: Esse foi um modelo criado no Havaí, possuí um tamanho grande, porém o contato com a água é menor que a longboard. Uma bela dica para quem pretende mandar manobras em ondas grandes.

Dentro do treinamento Eu quero surfar você recebe mais orientações sobre a escolha correta de sua prancha. Clique aqui pra saber mais.

guns euquerosurfar

Funboard: É tida como a melhor opção para os iniciantes. Um pouco menor que a longboard, em torno de 7”, a funboard conserva a estabilidade e ainda possibilita a ação de manobras. Se você pretende começar a encarar as ondas, a funboard é  uma boa opção para o início.

pranchas fun -euquero surfar

Evolution: Se assemelha à funboard  na largura e espessura, porém tem o formato de uma pranchinha comum, com o bico pontudo. Possibilita maiores manobras que a longboard e a fun.

evolution euquero surfar

Performance, Minimodels ou Pranchinhas: Modelo mais usado pelos surfistas profissionais e também por amadores que já possuem um bom preparo físico e uma maior agilidade. É vista em quase todas as praias de surf e muito usada para ondas pequenas. Se você já tem uma noção no esporte e procura agilidade e manobras, esta é sua escolha.

Uma outra modalidade que  vem ganhando popularidade novamente é o stand up paddle, onde você surfa com a ajuda de um remo. Este modelo de prancha é o que mais cresce, justamente pela facilidade de se praticar e por ser de fácil acesso nas praias.

12805730_10153989494139805_3739318943577205948_n

Se você deseja aprender a surfar, sugiro que comece conhecendo bem o esporte e todos os seus detalhes. Para isso preparei um treinamento que pode lhe interessar. Lógico que você deverá praticar na praia. Mas os fundamentos e dicas do esporte são fundamentais pra quem quer se dar bem. Acesse agora o Eu quero surfar.

Aloha

José Tavares

Surfista de alma há 40 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *